10 regras para fazer um cocktail para os amigos (e clientes)
Começa com os clássicos.
No romance Norwegian Wood, de Haruki Murakami, o personagem de Nagasawa só lê livros com mais de 40 anos; se ainda estiver impresso depois de tanto tempo, provavelmente vale a pena ler. (Segue a política rigidamente e não poderás ler Norwegian Wood até 2027, mas entendeste a ideia.) Um princípio semelhante aplica-se aos cocktails. Existem clássicos modernos, é verdade, mas devem principalmente aos clássicos clássicos, que são clássicos por um bom motivo. São ótimos!
Para além disso, os clássicos são construídos com base em princípios simples que, uma vez aprendidos, darão estrutura às tuas próprias experiências.
O álcool é o ingrediente mais importante.
Escusado será dizer, mas muitas pessoas persistem na crença de que um cocktail deve ser um pudim líquido ou um milkshake impertinente. Um cocktail adequado não deve disfarçar embriaguez; deve celebrá-lo. Como regra geral, um cocktail é uma dose dupla de 50 ml do espírito "base", além de alguns outros pedaços e bobs. Usa uma mão generosa com espíritos e uma mão mesquinha com pedaços e bobs. É fácil fazer um cocktail mais doce, azedo ou diluído; é mais difícil torná-lo sem açúcar ou sem leite e separar moléculas tónicas de moléculas de gin. Muitos bartenders derramam o álcool na coqueteleira por último.
O gelo é o segundo ingrediente mais importante.
Nem penses em dar um cocktail, a menos que o conteúdo do teu congelador possa afundar o Titanic. Nunca digas como os publicanos ingleses costumam dizer: "Gelo com sua G&T?" Há um certo tipo de inglês que ainda vê o gelo como excessivamente exigente ou uma maneira de enganá-lo para fora da bebida. Mas quando o gelo está disponível gratuitamente em casa e já compras-te o licor, não há desculpa.
O gelo serve para dois propósitos em cocktails: gelar a bebida, além de proporcionar um pouco (mas não muito) de diluição. Se usares gelo insuficiente, derreterá muito mais rápido, resultando em resfriamento insuficiente e muita diluição. O gelo deve sempre tocar acima da linha de álcool, tanto na coqueteleira quanto no copo.
Misturadores? Para onde vamos, não precisaremos de misturadores.
Quantas vezes já ouvis-te alguém dizer: "Parceiro, temos uma garrafa de rum, mas não temos nenhum mixer..." Ah, sim? E aquela TIGELA MASSIVA DE LIMAS?(Supondo que haja uma enorme tigela de limas ali). O que quero dizer é que os cocktails devem ser compostos por ingredientes frescos comuns.
Álcool, outros tipos de álcool, gelo, limões, limas, açúcar, ovos...bagas ou hortelã. Estuda cuidadosamente os rótulos de refrigerantes e xaropes pré-fabricados antes de apresentá-los ao teu melhor bourbon.
Mantém simples.
Não precisas de uma bandeja inteira de licores, de um pomar de frutas, variedade obscura de pisco. Certamente não precisas de tudo ao mesmo tempo.
“Muitos cocktails foram içados no petardo da sua própria pluralidade casual.”
- Charles H. Baker
Usa os ingredientes que entenderes (geralmente não mais do que dois ou três por bebida). Pensa nos teus principais cocktails, como ovos mexidos ou molho de espaguete (ou seja, algo que podes fazer sempre perfeito ao longo de muitos anos), ao invés de termidor de lagosta ou torta de caça (ou seja, algo que podes fazer uma vez e nunca saberás se acertas-te muito bem).
Um cocktail deve ficar bonito.
Não há necessidade de ser obsessivo com isso, mas deve haver tempo e cuidado com a apresentação. Faz parte do ritual. Um pequeno toque de limão aqui, um copo fosco acolá - faz com que quem quer que esteja a fazer o cocktail se sinta especial. Mesmo que sejas tu mesmo.
Um cocktail deve ser equilibrado.
Aponta para uma mistura harmoniosa de sabores, para que nem a doçura, nem a acidez, nem a amargura dominem o todo. A questão é menos se tem um gosto bom no primeiro gole - é fácil fazer algo que faça dizer “ Que quente!” A questão é mais se ainda tem um gosto bom no último gole - é mais difícil fazer algo que faça dizer “Quente, o mesmo de novo!” As papilas gustativas são o guia aqui; continua a provar em todas as etapas da preparação.
Agita apenas os coquetéis com sumo de frutas.
É uma regra simples, mas mais ou menos vinculativa. Certos super espiões internacionais ocasionalmente quebram *tosse James Bond com o seu tosse 'martini especial'*. No entanto, serve bem para nós. Quando os quebras, existem essencialmente dois tipos de cocktail. Aromáticos contêm apenas ingredientes alcoólicos. Cocktails azedos que contém frutas cítricas (ou ocasionalmente outras frutas, creme, ovo, café, etc.).
O primeiro tipo (que muitas vezes é seco, aromático e ocasionalmente amargo) deve ser agitado com gelo, o que resulta em diluição uniforme e uma textura mais suave. Este último tipo (que muitas vezes é picante, frutado e ocasionalmente cremoso) requer agitação, o que resulta numa maior fusão, diluição e uma textura ligeiramente alterada.
Todas as peças importam.
Cada componente adicionado faz a diferença.
David Embury, o grande reacionário do cocktail, insistiu que nenhuma bebida era melhor do que o pior ingrediente nele contido. Isto, para mim, é uma negação do ponto básico de fazer um cocktail - o trabalho e engenhosidade agregam valor - mas tu vês o princípio. A marca de rum faz a diferença; as limas específicas fazem a diferença; a época do ano em que compras limas faz a diferença. Há menos variáveis em fazer um Daiquiri do que em, digamos, cozinhar almôndegas, então o que colocas no copo importa (e quanto, e que tipo de copo, etc.).
Mas eles não importam.
Para terminar quero dizer, estás a fazer cocktails, não a criar vacinas contra o coronavírus, então quem é que realmente se importa? A principal tarefa em mãos ao beber cocktails é divertir-se. Se estiveres sem whisky e usares whiskey, ninguém vai morrer. Sim, é possível usar vermute francês no Negroni se isso é o que há e não resultará na morte por calor do universo. (Podes fazer um Negroni um pouco seco, mas há problemas piores). Se só podes pagar gin de supermercado, quem se importa? Ainda é gin. Não há nada mais chato do que alguém que é chato com coisas que não são chatas. Por outro lado, vê a regra 9.