Cosmopolitan Cocktail
Foto: Pedro Silva
O Cosmopolitan, ou informalmente conhecido como Cosmo, é um cocktail relativamente novo que foi criado em 1985. O Cosmo tornou-se muito popular nos últimos anos com a ajuda de um dos meus programas favoritos Sex and the City. Como o Cosmo foi mencionado tantas vezes no programa, decidi experimentá-lo. O Cosmo é feito com Vodka, Cointreau ou Triple Sec, sumo de cranberry, sumo de limão espremido na hora e servido numa taça de martini.
Receita Cosmopolita
1½ Vodka
¾ Cointreau ou Triple Sec
¾ sumo de cranberry
½ sumo de limão
Despeja a vodka, Cointreau ou Triple Sec, sumo de cranberry e sumo de limão na coqueteleira com cubos de gelo até à metade. Agita bem, coa para uma taça de martini, decora com uma fatia de limão e está feito!
Agora devemos seguir 007 e agitar o martini ou deve ser mexido?
Existem muitas teorias de que James Bond pode ter pedido o seu martini “agitado, não mexido”. Agitar o martini com gelo definitivamente torna a bebida mais fria do que se fosse mexida. Num anterior artigo já expliquei a importância do gelo nos cocktails. Alguns acreditam que mexer um martini diminui o sabor, mas outros pensam que mexe-lo pode estragar o gin ou a vodka.
A aparência desejada do martini também deve ser levada em consideração. Os martinis batidos tendem a ser mais turvos do que os martinis agitados porque pequenos fragmentos de gelo são introduzidos durante a agitação. Como podes ver, há muitas coisas a considerar ao fazer um martini. Com um Cosmopolitan, definitivamente deves agitá-lo para obter a cor rosa brilhante. Isso é parte do apelo desta bebida.